História da tabela periódica

História da tabela periódica

Por

A tabela periódica é uma ferramenta de estudo da química que apresenta todos os elementos conhecidos pelo homem. Ela é uma excelente fonte de informação e conta com características sobre os elementos químicos.

A história da construção da tabela periódica começa com muita discussão e estudo científico. Os primeiros modelos de tabela foram criados em 1817, a partir da “lei das tríades”, de Johann Wolfgang Döbereiner. O cientista estabeleceu uma primeira disposição sistemática de alguns elementos. Em seguida, Dmitri Mendeleev e Lothar Meyer organizaram a tabela de elementos químicos demonstrando a periodicidade dos mesmos.

Muitas teorias foram usadas para criar o modelo ideal da tabela periódica. O trabalho de Antoine Lavoisier, que incluiu a organização de uma lista com os elementos, também contribuiu para a apresentação final da tabela.

Tabela Periódica

Com o passar dos anos, houve um aumento do número de elementos descobertos, e os cientistas começaram a discutir os modelos para reconhecer as propriedades e as classificações de cada elemento. O primeiro modelo organizado com todos os elementos foi o parafuso telúrico de Chancourtois, mas a primeira tabela com aceitação geral entre os químicos foi realmente a de Dmitri Mendeleev, em 1869. Esta versão da tabela foi aprimorada ao longo dos anos até chegar ao formato que usamos hoje.

Leia também! Assuntos relevantes