História da Arte

História da Arte

Por

A história da arte é uma área do conhecimento que estuda a evolução artística da humanidade ao longo dos séculos. Esta vertente de pesquisa tem relação direta com a cultura e a história dos homens desde os povos pré-históricos.

A história da arte avalia todos os objetos e movimentos artísticos da humanidade. O objetivo é compreender a evolução do comportamento e das manifestações humanas.

Desde a pré-história, os homens utilizam elementos para expressar seu estilo de vida, crenças e ideologias. A história da arte analisa todo o estilo estético e comunicativo da humanidade na história do mundo, com destaque para as artes visuais, criadas pelo homem em todas as etapas do desenvolvimento, inclusive na arte medieval, nas artes liberais, nas artes mecânicas e nas artes contemporâneas.

A história da arte define a manifestação da criatividade humana. Este campo do conhecimento foi muito enriquecido no século XX, com as definições e estudos sobre arquitetura, dança, escultura, música, pintura, poesia, cinema, fotografia e banda desenhada.

Esta área de estudo valoriza também as artes plásticas, as artes visuais, o design e as artes gráficas. Podemos dizer que a história da arte é uma ciência multidisciplinar. Ela visa compreender e classificar as formas de cultura e arte.

O estudo da história da arte começou no Renascimento e determinou o legado artístico da humanidade. Segundo estudiosos do tema, os primeiros artefatos artísticos surgiram na Idade da Pedra, Paleolítico Superior, Mesolítico e Neolítico. As manifestações artísticas também aconteceram no período da Idade dos Metais, no auge da Mesopotâmia, no Egito, na Arte Medieval, na Arte da Idade Moderna e, finalmente, na Arte Contemporânea.

Leia também! Assuntos relevantes