Histologia - O estudo dos tecidos


 Compartilhar no facebook
 Compartilhar no twitter


Histologia - O estudo dos tecidos

Por Juliana, Grupo Escolar

A histologia é uma ciência que se dedica ao estudo dos tecidos do corpo humano, que são estruturas formadas por grupos de células. Os avanços do conhecimento no campo da histologia tornaram-se promissores a partir da invenção do microscópio, que permitiu análises mais precisas sobre os tecidos.

O termo histologia vem do grego histos, que significa tecido. Basicamente, essa ciência estuda todas as facetas da formação, da estrutura e da função dos tecidos biológicos no organismo humano. São quatro tipos básicos de tecidos: o tecido epitelial, o tecido conjuntivo, o tecido muscular e o tecido nervoso.

As pesquisas da histologia começaram no século XVI, com a invenção do primeiro microscópio rudimentar. O profissional que se dedica a essa área de pesquisa é o histologista.

A observação dos tecidos mostra que as estruturas são finas e bem definidas. Atualmente, os biólogos empregam alguns tipos de corantes para identificar partes das células, entre eles está o Azul de Metileno.

Conheça os principais tecidos estudados pela histologia:

Tecido Epitelial – Conta com ausência de espaço entre células. Ele protege o corpo contra microrganismos invasores. Está presente na epiderme, na córnea, nas glândulas e na superfície interna dos órgãos ocos (estômago, nariz, pulmão, útero, etc).

Tecido Conjuntivo – Conta com espaço entre as células. Ele une e separa os órgãos.

Tecido Muscular – Conta com células especializadas. Garante principalmente o movimento do corpo.

Tecido Nervoso – Conta com células nervosas (neurônios), que não se renovam.

Com os estudos da histologia, o homem foi capaz de conhecer profundamente todos os tecidos que formam o corpo humano, além de suas principais funções e relevância para o pleno funcionamento do organismo. Essa é uma ciência de fundamental importância para a sociedade moderna.




Leia também! Assuntos relevantes.

Tecido Nervoso
O tecido nervoso atua com uma estrutura sensível que ao ser estimulado conduz os impulsos nervosos de maneira rápida e, às vezes, por distâncias grand...

Tecidos epiteliais
Os tecidos epiteliais são compostos por células que se unem perfeitamente. Eles cobrem a superfície externa do corpo e as cavidades corporais internas...

Fale Conosco | Feed / RSS | Google + | Twitter |

Novos assuntos sobre educação no seu e-mail

Site destinado a educação, estudos, informação e pesquisa escolar. Não incentivamos a prática de trabalhos escolares prontos.

Somos um veículo de comunicação. Não compactuamos com nenhuma opinião sobre nenhum tema.

Cópia ou reprodução de conteúdo somente se citada a fonte.

© 2016 - Grupo Escolar - Todos direitos reservados