Histogênese

Por

Na biologia, dá-se o nome de histogênese ao processo que dá origem aos tecidos. Este fenômeno acontece com o embrião já em sua fase inicial de vida, quando as células começam a se aglomerar para dar origem ao processo de formação de tecidos do corpo humano.

Essa atividade acontece em diferentes fases, como a fase da gástrula, onde começa a formação dos folhetos embrionários básicos, por meio da diferenciação celular. Os grupos de células apresentam um grau de diferenciação.

Os tecidos começam a surgir assim que as células iniciam sua fase de especialização. Inicialmente, formam-se os tecidos e, depois, surgem os órgãos, em um outro processo, que recebe o nome de organogênese.

Entendendo o processo da histogênese

Basicamente, a histogênese configura o desenvolvimento dos tecidos embrionários em um organismo. As principais células envolvidas neste processo são as indiferenciadas, que constituem as três primeiras camadas germinativas do organismo, que são: a endoderme, a mesoderme e a ectoderme.

Confira as características de cada camada germinativa:

Ectoderma – Formação de pelos, unhas, cabelos, mucosas, tubo neural, hipófise, medula espinhal, entre outros.

Mesoderma – Formação da cavidade geral, pleura, pericárdio, derme, mesênquima.

Endoderma – Formação do tubo digestivo, glândulas anexas, mucosas.


Mais sobre a histogênese

A histogênese é estudada na ciência chamada de histologia, responsável por analisar todas as estruturas dos tecidos com o apoio de microscópios. A histogênese está envolvida na formação de diversos tecidos, como no tecido ósseo, por exemplo, no qual ocorre a ossificação.

O processo da histogênese também é conhecido como histogenia. Esse fenômeno de formação dos diversos tecidos embrionários do organismo é importante para compreender o desenvolvimento dos seres vivos.

A histogênese envolve a formação de variados tecidos. Um processo relevante é a constituição do tecido adiposo unilocular, que ocorre no embrião com células derivadas do mesenquima, os chamados lipoblastos.

Leia também! Assuntos relevantes