Hidroponia

Por

A hidroponia é uma técnica para o cultivo de plantas. Nesta atividade, utiliza-se um meio líquido para o desenvolvimento da planta ao invés de utilizar o solo. Isso significa que, na hidroponia, as plantas não são cultivadas na terra, mas sim em uma solução nutritiva, que conta com todos os nutrientes e com a água necessária para o bom crescimento da planta.

Na técnica da hidroponia é possível trabalhar com raízes suspensas ou apoiadas num substrato, como a areia, por exemplo. As pessoas que cultivam plantas por meio da hidroponia, normalmente, estão engajadas num estilo de vida saudável, que busca a produção de alimentos nutritivos e sem agentes tóxicos.

A palavra hidroponia vem do grego “hidro ponos”, e significa “trabalho na água”. A técnica é muito empregada para o cultivo de hortaliças, frutas e flores. As plantas não têm contato com o solo e seguem um sistema de nutrição muito cuidadoso, com as doses exatas de água, sol e nutrientes.

Com a hidroponia, as pessoas podem cultivar diversos tipos de espécies, mas as mais comuns no Brasil são a alface e o tomate. Com a ajuda dessa ciência é possível cultivar plantas sem solo e com o máximo rigor no que diz respeito à qualidade do alimento. A técnica vem sendo utilizada em diversos países do mundo, já que ajuda a reduzir a contaminação do solo.

Técnica Alternativa

Considerada uma técnica alternativa de cultivo, a hidroponia surgiu em 1930 para o uso comercial. A técnica foi utilizada por um pesquisador da Universidade da Califórnia. A primeira produção em grande escala com o uso da hidroponia aconteceu depois da Segunda Guerra Mundial, com a criação de unidades hidropônicas por inundação e drenagem.

Atualmente, existe a Sociedade Internacional de Cultivo Sem Solo (ISOSC), formada por cientistas, e já é possível constatar um aumento no uso da técnica de cultivo na área comercial, principalmente nos Estados Unidos e em países da Europa, como na Holanda e na Espanha, por exemplo.

De acordo com especialistas, o cultivo sem solo promove um melhor desenvolvimento das plantas. No Brasil, a técnica também tem crescido bastante nos últimos anos.

Leia também! Assuntos relevantes