Hidrologia

Por

A hidrologia é a ciência que se dedica ao estudo das águas. Nessa área de pesquisa são avaliadas a ocorrência de água, a circulação da água e suas propriedades químicas e físicas.

A hidrologia é uma ciência muito importante para promover o entendimento da formação de rios, lagos, lençóis freáticos e oceanos. Essa ciência também analisa os poços de água e aquíferos.

Graças à hidrologia o homem tem o conhecimento necessário para entender os ciclos de água, sua ocorrência e movimentação no planeta. A hidrologia é uma ciência natural. Os principais estudos sobre a água são referentes a sua ocorrência na Terra, sua qualidade e às massas de água destinadas à navegação.

A hidrologia tem muitas aplicações práticas. Os conhecimentos dessa área são usados pelas engenharias hidráulica, sanitária, agrícola, de recursos hídricos e também pela indústria.

A hidrologia trata de todas as propriedades da água e de sua distribuição e circulação na superfície da Terra, levando em conta o ciclo completo dos recursos hídricos no solo, nas rochas, nos mares e rios e também na atmosfera.

De acordo com o Conselho Federal para Ciência e Tecnologia dos Estados Unidos, a "hidrologia é a ciência que trata da água na Terra, sua ocorrência, circulação e distribuição, suas propriedades físico-químicas e sua relação com o meio ambiente, incluindo sua relação com a vida."

Atualmente, a hidrologia é considerada uma ciência fundamental para garantir o acesso humano à água potável nas próximas décadas.

Leia também! Assuntos relevantes