Hidrografia da América Andina

Hidrografia da América Andina

Por

A América Andina é uma região formada por um grupo de países da América do Sul que são cortados pela Cordilheira dos Andes. Esta região é constituída por Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Chile e Venezuela.

Na América Andina, a natureza é exuberante. A região tem uma área total de aproximadamente 5,4 milhões de quilômetros quadrados, e conta com uma população de mais de 139 bilhões de habitantes.

Obviamente, a América Andina recebe essa nomenclatura em razão da presença mais do que marcante da Cordilheira dos Andes. Além de ser um importante elemento da paisagem da região, a Cordilheira também é um ponto turístico.

No que diz respeito à hidrografia da América Andina, é necessário citar os rios que apresentam maior destaque neste cenário. São eles: o Rio Madalena, localizado na Colômbia, o Rio Orenoco, da Venezuela, e uma parte do Rio Amazonas, que está na região do Peru. Estes rios se mostram mais curtos na vertente do Oceano Pacífico (foz) e também nas proximidades da nascente (Andes).

Os rios que nascem no lado leste dos Andes são aqueles que deságuam no Oceano Atlântico. Estes rios são maiores, como o Rio Amazonas, por exemplo, que tem cerca de sete mil quilômetros de extensão.

A América Andina também conta com várias planícies litorâneas, localizadas às margens do Oceano Pacífico; e planícies orientais, na região das terras baixas amazônicas. O clima da região varia de acordo com o afastamento da Cordilheira. Em alguns lugares o clima pode ser tropical, desértico, equatorial, mediterrâneo ou temperado.

Leia também! Assuntos relevantes