Biografias

Henrique VIII (Henry VIII – 1491|1547)

Henrique VIII foi um dos mais conhecidos e importantes monarcas da Inglaterra. Ele teria nascido em 28 de junho de 1491, no Palácio de Placentia, em Greenwich, no Reino Unido. O rei teve grande influência na criação da Igreja Anglicana e desafiou a autoridade católica do Papa na Inglaterra.

Henrique VIII foi o segundo filho de Henrique VII (1457-1509). Ele governou a Inglaterra a partir de 1509, num momento de grandes conflitos do país com a França, mas acabou conseguindo estabelecer a paz entre as duas nações.

Henrique VIII foi casado com Catarina de Aragão, que era viúva de seu irmão Arthur. Eles ficaram casados por 20 anos, mas como Catarina não havia conseguido lhe dar um herdeiro homem, o rei Henrique VIII resolveu acabar com a união. Este fato deu origem a uma polêmica entre o rei e a Igreja Católica, que não aceitava o divórcio. Com a proibição do papa Clemente VII para a separação do casal, Henrique fez um acordo com um arcebispo da Inglaterra para anular o casamento. Essa situação acabou dando origem à Igreja Anglicana.

Depois de conseguir se separar de Catarina Aragão, Henrique VIII se casou com Ana Bolena, que anos mais tarde foi acusada de adultério e teve sua cabeça decapitada em 19 de maio de 1536. Henrique VIII ainda teve um terceiro casamento com Jane Seymour, que finalmente lhe deu um filho homem, chamado Eduardo VI.

O rei Henrique também se relacionou amorosamente com Anne de Clèves, Catherine Howard e Catherine Parr. Henrique VIII morreu em 28 de janeiro de 1547, no Palácio de Whitehall, em Londres.