Biografias

Guglielmo Marconi

Guglielmo Marconi marcou a história do radialismo. Na verdade, ele foi um pioneiro do rádio e considerado seu inventor oficial.

Marconi nasceu em uma família rica na cidade de Bolonha. Seu pai era italiano e sua mãe irlandesa.

Depois de estudar nas melhores escolas da Itália, ele começou a demonstrar interesse pela ciência, mais especificamente pela física e a eletricidade.

Aos 23 anos de idade, Marconi patenteou um sistema de telegrafia sem fios. Com isso, ele conquistou o monopólio das radiocomunicações.

Em 1909, ele ganhou o Prêmio Nobel de Física por suas invenções.

Em 1920, Marconi conseguiu implementar a primeira rede intercontinental de comunicação por rádio. O grande feito de Marconi foi conseguir produzir e detectar ondas de rádio em longas distâncias.

Ao apoiar o regime fascista de Benito Mussolini, na Itália, Marconi passou a ocupar importantes cargos no governo e em órgãos públicos. Foi nomeado senador, marquês e presidente da Real Academia Italiana.

Em 1931, ele transmitiu a partir de Roma, por rádio, o sinal que ligou o sistema de iluminação do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

Quando Marconi morreu, as estações de rádio em todo o mundo fizeram dois minutos de silêncio.

Juliana Miranda, Equipe do GrupoEscolar.com.