Gravidade

Por

Na física, estudamos o conceito de gravidade ou gravitação. A gravidade é entendida como o fenômeno natural que faz com que os corpos físicos sejam atraídos entre si.

A atração gravitacional da Terra é responsável por garantir peso aos objetos. Essa força faz com que os corpos fiquem presos ao chão.

A gravidade é uma força fundamental da natureza. A força da gravidade foi apresentada na teoria geral da relatividade de Einstein. Para o cientista, o fenômeno é uma consequência da curvatura espaço-tempo que atua sobre o movimento de objetos inertes.

A Lei da gravitação universal de Newton também diz que a força da gravidade é proporcional às massas dos corpos em envolvidos e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre si. A gravidade é a força que faz com que a matéria dispersa se junte e permaneça unida e intacta.

A gravidade também é responsável por manter a Terra em órbita. Além disso, a força da gravidade também atua sobre as marés e sobre outros fenômenos da Terra e do universo. Quanto maior a massa de um objeto, mais forte será a atração gravitacional.

Isaac Newton é considerado o pai da gravidade, pois foi ele quem criou a Teoria da Gravitação Universal, em 1680. A equação é geralmente da teoria da gravitação é a seguinte:

Fg = G (m1 ∙ m2) / r2

Onde:

Fg é a força gravitacional;

m1 e m2 são as massas dos dois objetos;

r é a distância entre os dois objetos;

G é a constante gravitacional universal.

Leia também! Assuntos relevantes