Glicosúria Renal

Glicosúria Renal

Por

A glicosúria renal é uma doença caracterizada pela excreção de glicose na urina. Este sintoma costuma aparecer em pessoas com problemas renais ou diabetes. Indivíduos com altos níveis de glicose no sangue também podem desenvolver a doença.

No processo natural do organismo, quando o sangue é filtrado pelos rins, a glicose é removida e devolvida à corrente sanguínea. Em indivíduos saudáveis, a glicose é totalmente reabsorvida pelo sangue, mas os pacientes com glicosúria renal apresentam glicose na urina em razão de uma disfunção dos túbulos renais. Nesses casos o paciente perde ou diminui a capacidade de reabsorção renal.

Vale lembrar que a glicose é importante para a produção de energia para o corpo.

A glicosúria não possui sintomas específicos, mas está relacionada com diabetes e danos no sistema nervoso central.

O diagnóstico da glicosúria renal é feito por meio de um exame de urina capaz de detectar a presença de glicose. O tratamento da doença deve ser feito com a orientação de um médico, mas a partir de exames regulares e hábitos saudáveis de vida é possível normalizar o problema.

Existe um exame que pode ser feito em casa para monitorar a doença. Trata-se da Glicosúria fracionada: técnica para detectar melhor o horário de perda de glicose e assim administrar insulina nos horários de pico de glicemia.

Leia também! Assuntos relevantes