Giovanni Boccaccio foi um intelectual, poeta e crítico de literatura italiano. Ele nasceu em Certaldo, no dia 16 de junho de 1313. Durante sua trajetória profissional, Boccaccio se tornou um dos maiores especialistas do perído na obra de Dante Alighieri.

Ele era filho de um comerciante e, desde cedo, nutriu o interesse pela literatura. Boccaccio é considerado um humanista. Ele escreveu diversas obras importantes, entre elas o Decamerão, diversos poemas e biografias.

Com sua obra Decamerão, Boccaccio se tornou o primeiro autor realista de destaque da literatura universal.


Vida e obra de Giovanni Boccaccio

Em 1327, Boccaccio se mudou para Nápoles, onde estudou comércio e finanças. Depois disso, estudou direito canônico, grego e latim, mas nunca deixou de se dedicar à literatura.

Giovanni Boccaccio passou a se dedicar completamente à literatura depois de ler “A Divina Comédia”, obra de Dante Alighieri que o fascinou imensamente. Este título acabou imortalizando essa obra.

Retrato de Giovanni Boccaccio

Boccaccio era uma verdadeira referência no que diz respeito ao conhecimento sobre a obra de Dante. Em 1373, ele fez uma importante leitura pública do livro Divina Comédia.

Boccaccio também foi o responsável por escrever as primeiras biografias de Dante. O escritor foi apontado como o idealizador da prosa italiana. Sua primeira obra foi escrita aos 23 anos e se chamava "Fiammetta", um livro com profundas análises psicológicas.

Giovanni Boccaccio viveu no século XIV. Sua obra Decameron foi considerada o grande trabalho de sua trajetória. O livro apresentava contos. O autor teve grande importância no Renascimento italiano e também foi considerado o pioneiro do humanismo.

Seus últimos anos de vida foram marcados por doenças, principalmente relacionadas à obesidade. Boccaccio morreu aos 61 anos de idade, em 21 de dezembro de 1375, por problemas de coração. Seus restos mortais estão sepultados na Igreja de São Jacó e Filipe, na região da Toscana, na Itália.

Em relação à sua obra literária, é possível dizer que Boccaccio empregava uma linguagem rica e fluida, que retratava o lado humano, com as virtudes e vícios típicos do comportamento do homem em sociedade.

Também é importante ressaltar que o autor trabalhou no período de transição entre a literatura medieval e a literatura renascentista. Algumas de suas mais importantes obras são: Amorosa visione, Buccolicum Carmen, Caccia di Diana, Corbaccio e Decameron (escrito entre 1349 e 1352 e revisado entre 1370 e 1371).

Boccaccio foi uma inspiração para diversos pintores famosos. Em sua carreira, ele se tornou um homem rico e bem-sucedido. Com isso, realizou seu grande sonho de viajar pelo continente europeu. Ele foi casado com Margarida dos Mardoli.

A coleção das obras de Giovanni Boccaccio foi doada, após sua morte, ao Monastério Santo Spirito, em Florença.

Leia também! Assuntos relevantes