Gil Vicente

Por

Gil Vicente teria nascido no ano de 1465, em Guimarães, Portugal. Ele é considerado o primeiro importante dramaturgo da literatura portuguesa. Gil Vicente escreveu obras emblemáticas do teatro, como o “Auto da Barca do Inferno”. Ele também foi poeta, músico e ator.

Existem poucas informações sobre a vida de Gil Vicente. Relatos apontam que ele teria se casado duas vezes, tendo 5 filhos. O escritor tinha boa aceitação na corte portuguesa. Além de autor, Gil Vicente teria trabalhado como ourives.

O poeta e dramaturgo representou mais de quarenta autos, sendo que o primeiro deles foi o "Monólogo do Vaqueiro", de 1502. A última obra do escritor foi "Floresta de Enganos", de 1536. Outras obras importantes de Gil Vicente foram: o "Auto da Sibila Cassandra" (1513) e o "Auto da Índia".

Gil Vicente ficou marcado na história portuguesa como um autor de transição entre a Idade Média e o Renascimento. Ele escreveu basicamente obras de devoção, farsas e comédias.

O autor deixou uma obra muito rica para a sociedade portuguesa. Gil Vicente teria morrido no ano de 1537, em Évora, Portugal.

Leia também! Assuntos relevantes