Gerador fotovoltaico

Gerador fotovoltaico

Por

Os geradores fotovoltaicos são dispositivos que produzem uma corrente contínua. Esse tipo de gerador é construído com materiais semicondutores, como o silício.

Nesse dispositivo, a eletricidade é gerada pela incidência da luz solar. A eletricidade gerada pelo gerador fotovoltaico pode ser utilizada para carregar baterias e pilhas, como fonte de alimentação para equipamentos portáteis e em redes elétricas de distribuição que não tenham potência muito elevada.

No gerador fotovoltaico acontece a transformação da energia radiante em energia elétrica. O elemento central desse gerador é a célula solar, que dá origem à quebra de uma ligação entre dois átomos, produzindo um par de eletrão-lacuna.

As células solares são muito utilizadas em zonas de grande densidade de energia solar, como nas regiões desérticas. Esse tipo de tecnologia é bastante empregado nos Estados Unidos.

Nas centrais de geradores fotovoltaicos, milhares de células são montadas em grandes painéis que funcionam com rotação computorizada e acompanham o deslocamento diário da luz solar.

Esses geradores ainda não têm muitas aplicações práticas por causa de seu custo de implantação, mas têm atraído a atenção e o interesse de muitos países.

Leia também! Assuntos relevantes