Geração Nem Nem

Geração Nem Nem

Por

A chamada Geração “nem nem” corresponde aos jovens com idades entre 18 e 25 anos que não trabalham e nem estudam. Trata-se de um grupo dimensionado por um estudo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Segundo a pesquisa, esses jovens sofrem de um "desalento estrutural", ou seja, são pessoas que desistiram de procurar trabalho porque não têm qualificação profissional e não querem voltar a estudar. Hoje, no Brasil, existem cerca de 5,3 milhões de jovens nessa situação.

A “geração nem nem” é formada por brasileiros que não participam do desenvolvimento do país e que podem facilmente ser atraídos pela criminalidade. O fenômeno é notado com mais facilidade entre a população de baixa renda.

Segundo a pesquisa da UERJ, as mulheres correspondem a maior parcela dessa geração, somando 3,5 milhões de jovens que não trabalham e não estudam. A maternidade precoce é a principal causa desse cenário.

Mas, esse fenômeno não é exclusivamente brasileiro. Vários países ricos também têm suas “gerações nem-nem". A diferença, é que nos países desenvolvidos, essa situação é transitória e ocorre, muitas vezes, por motivos culturais.

O perfil da geração nem nem brasileira é: jovens de 18 a 25 anos de idade, que moram com os pais e que não estudam e não trabalham.

Leia também! Assuntos relevantes