Georges Buffon (1707-1788)

Georges Buffon (1707-1788)

Por

Georges-Louis Leclerc, mais conhecido como conde de Buffon, nasceu em Montbard, na França, no dia 7 de Setembro de 1707. Ele foi um naturalista, matemático e escritor, e formulou teorias que influenciaram diversos pesquisadores naturalistas, entre eles Jean-Baptiste de Lamarck e Charles Darwin.

Georges Buffon alcançou o título de doutorado no colégio dos jesuítas de Dijon. Ele estudou história natural e matemática, e viajou pela França, Itália e Inglaterra realizando estudos. Em 1732, passou a se dedicar às pesquisas científicas na Academia de Ciências de Paris.

O conde de Buffon deu grandes contribuições ao avanço da silvicultura, da mineralogia e da metalurgia. Em 1739, ele foi indicado como intendente do Jardim Real e passou a trabalhar com espécies zoológicas e botânicas. A partir disso, o naturalista se dedicou à pesquisa geológica, paleontológica e mineralógica.

Buffon fez importantes descobertas sobre história natural e avançou muito nos estudos fundamentais da biologia, principalmente no que diz respeito às teorias sobre a origem da vida. O pesquisador morreu em Paris, no dia 16 de Abril de 1788.

Leia também! Assuntos relevantes