Biografias

George Simon Ohm (1787 – 1854)

George Simon Ohm nasceu em Erlangen, na Alemanha, no dia 16 de Março de 1787. Ele foi um renomado matemático e físico, e estudou na Universidade de Erlangen. Em 1813, começou a trabalhar como professor, lecionando matemática em Bamberg e no colégio dos jesuítas.

Entre os anos de 1833 e 1839, Ohm dirigiu a Escola Politécnica de Nuremberg. Ele também atuou como professor de física na Universidade de Munique.

Durante sua trajetória profissional, Ohm pesquisou fenômenos da eletrocinética. Em 1827, lançou uma monografia que apresentava a base da famosa Lei de Ohm, o principal fundamento da eletrocinética. Este estudo marcou a carreira científica de George Ohm.

A Lei de Ohm especifica que dentro de um circuito, a corrente é diretamente proporcional à força eletromotriz total e inversamente proporcional à resistência total. As descobertas de Ohm influenciaram diversos estudos sobre correntes elétricas.

Em 1830, George Simon Ohm também demonstrou o fenômeno da polarização das pilhas. Ele também foi responsável pela teoria da sirene e por estudos sobre a interferência dos raios luminosos polarizados em lâminas cristalinas. George Simon Ohm morreu em Munique, na Alemanha, no dia 6 de Julho de 1854.