Geomorfologia: Erosão Eólica

Geomorfologia: Erosão Eólica

Por

A erosão eólica é aquela causada pela ação do vento. Nesse tipo de processo, acontece a retirada ou o acúmulo superficial de fragmentos do solo, ação que determina o relevo de algumas regiões.

Quando o vento causa o acúmulo de sedimentos, temos a formação de desertos, restingas e recifes.

É importante lembrar que, nesses casos, a diminuição da velocidade do vento é frequente, principalmente nas regiões de dunas. O processo também pode levar à erosão, responsável por esculpir rochas típicas de regiões de desertos.

Nessas áreas também existem zonas rebaixadas e a formação de lagos rasos, que podem ficar secos por longos períodos. Os ventos fortes também removem o solo superficial, formando buracos.

Na situação de erosão eólica o solo sofre um grande desgaste e fica pobre em nutrientes. Existem dois tipos principais de erosão pelo vento:

1 – A primeira se chama deflação, que acontece quando partículas soltas na superfície do solo são varridas, arrastadas ou levantadas no ar. Nesse tipo, o solo fica seco. A deflação é um processo seletivo de vento.

2 – O segundo tipo é chamado de abrasão ou corrosão, que acontece quando o vento sopra areia e poeira sobre as rochas e o solo.

Leia também! Assuntos relevantes