Geografia Humana

Por

A geografia humana é a área que estuda as relações do homem com o planeta.

Na geografia temos uma disciplina que se dedica a estudar questões relacionadas ao homem e a forma como ele ocupa o meio físico. Essa área recebe o nome de Geografia Humana.

A Geografia Humana estuda todas as relações do homem com a Terra e com o ambiente onde ele vive. A disciplina avalia o homem como principal agente transformador do planeta.

Essa área é profunda e analisa aspectos econômicos, fluxos migratórios, o meio ambiente, a indústria, o desenvolvimento tecnológico, a agropecuária e os conflitos relacionados às causas sociais, como a questão da reforma agrária e as atividades políticas do homem.

Tudo o que está relacionado às ações e comportamentos do homem na superfície terrestre é objeto de estudo da Geografia Humana.

A partir dessa área de pesquisa, o geógrafo reconhece os fenômenos que se repetem na sociedade e pode montar um panorama sobre as ações do homem ao longo dos anos. Com isso, é possível apresentar dados em nível estatístico para identificar as relações espaciais mais importantes.

Tópicos abordados na Geografia Humana: meios de transporte, fontes de energia, acordos internacionais, população, países, continentes e migração.

Leia também! Assuntos relevantes