Geografia Agrária

Geografia Agrária

Por

A geografia é uma ciência de extrema importância, que pesquisa e avalia as diversas características do planeta. Na área da geografia agrária, por exemplo, os pesquisadores trabalham com as características do meio rural, a fim de coletar informações que ajudem o homem a entender este ambiente e suas complexidades, como os impactos causados pela ação humana, as mudanças na vegetação, a ocupação do espaço, entre outros aspectos.

O estudo dessa estrutura agrária também apresenta todas as condições sociais e fundiárias do campo, como a situação das terras, os produtores rurais e o perfil dos moradores de cada região. A agricultura também é avaliada neste contexto, principalmente com o objetivo de apontar as intervenções humanas no campo. Estuda-se na geografia agrária, por exemplo, a agricultura de subsistência, que é aquela praticada para o sustento das famílias e não para fins comerciais.

A geografia agrária também é conhecida como geografia rural. Essa área dedica muitos esforços ao estudo dos assentamentos rurais e de todas as atividades desenvolvidas no campo.

Outro fenômeno bastante discutido dentro dessa área de pesquisa é o êxodo rural, ou seja, as pessoas que deixam o campo para viver nas cidades. Em algumas regiões, esse movimento populacional resulta em zonas geográficas de baixa densidade de população no campo e alta densidade no meio urbano.

Além disso, a geografia agrária também se aprofunda em um novo fenômeno, que é caracterizado pelas cidades que invadem o espaço que antes era considerado rural. Isso acaba criando uma zona intermediária entre cidade e campo.

Em resumo, podemos definir a geografia rural como o estudo aprofundado de zonas de baixa densidade demográfica, que se encontram afastadas das cidades. Atualmente, existem diversos eventos e seminários promovidos por grupos acadêmicos para discutir o conhecimento da geografia agrária e seus desafios. Estes eventos ajudam a entender os movimentos sociais do campo.

Leia também! Assuntos relevantes