Gases Industriais

Gases Industriais

Por

Gases industriais compõe um grupo de gases comercialmente fabricados e vendidos para utilização em aplicações diversas. Estes gases normalmente são usados em processos industriais, tais como fabricação de aço, solda, fabricação de medicamentos, fabricação de semicondutores, entre outros. Eles podem ser orgânicos e inorgânicos, são produzidos através de processos de separação do ar ou sintetizados quimicamente e se apresentam na forma líquida (criogênica muitas vezes), comprimida ou sólida.
A DBC Oxigênio distribui gases na forma comprimida em cilindros de aço carbono, com diversas opções de tamanhos e capacidades.

Oxigênio:
O oxigênio participa da composição da atmosfera, sendo responsável por 21% de seu volume total. É um gás indispensável para a manutenção da vida no planeta, pois a imensa maioria dos seres vivos, como plantas, animais, bactérias e fungos, o utilizam em seus processos metabólicos. Tem ponto de ebulição de -183º C, com propriedades que o tornam sem cheiro ou gosto. É fabricado por liquefação e eliminação do ar da sua composição.
Uso – é utilizado em todos campos da industria e pesquisa, na fabricação de aço, solda, corte e produtos químicos, no tratamento de esgotos, em tratamentos médicos, fábricas de vidro, fábricas de papel e até como gás oxidante para combustível de foguetes.
DBC - Distribui oxigênio com pureza acima de 99,5%, na forma gasosa, sob pressão em cilindros com capacidade entre 0,75 m3 e 10 m3 de carga.

Nitrogênio:
O nitrogênio é um gás presente na atmosfera na proporção de 78% do seu volume total. Seu ponto de ebulição é -196º C e não apresenta cheiro ou gosto. Como o oxigênio, é fabricado baixando a temperatura até seu ponto de ebulição.
Uso - sendo um gás inerte, tem utilização garantida na fabricação de aço e semicondutores, na industria química e de análise, na purga de linhas e tanques, entre outros.
DBC - distribui nitrogênio em estado gasosos em cilindros com capacidade entre 1m3 e 10m3.

Xenônio:
O Xenon (ou Xenônio) é um dos gases nobres da Classificação Periódica dos Elementos (18,8 A ou 0). É inodoro, incolor, encontrado como traço na atmosfera terrestre, e faz parte do primeiro composto de gás nobre sintetizado. O xenônio (do grego que significa "estranho") foi descoberto por William Ramsay e Morris Travers em 1898 nos residuos resultantes da evaporação dos componentes do ar líquido. O uso principal e mais famoso deste gás é na fabricação de dispositivos emissores de luz, tais como lâmpadas bactericidas, tubos eletrônicos, lâmpadas estroboscópicas e flashes fotográficos.

fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080422123633AAevYbg

Leia também! Assuntos relevantes