Garrastazu Médici

Por

Emílio Garrastazu Médici foi presidente do Brasil. O político nasceu em Bagé, no Rio Grande do Sul, em 4 de dezembro de 1905. Médici nasceu numa família de ricos fazendeiros. Ele estudou no Colégio Militar de Porto Alegre e optou por uma carreira no Exército durante a juventude.

Em 1957, Médici assumiu a chefia do Estado Maior da Terceira Região Militar de Porto Alegre. Em 1961, ele foi promovido a general-de-brigada, e em 1964, na ocasião do golpe militar, ele participou do processo que depôs o presidente João Goulart.

Garrastazu Médici assumiu vários cargos importantes no alto comando do Exército Brasileiro. Os militares indicaram o nome de Médici para a presidência da República. Em 30 de outubro de 1969, Médici chegou à presidência do Brasil.

O principal marco do governo Médici foi o chamado "milagre brasileiro", que melhorou a economia brasileira, estabilizou a inflação, aumentou a produção industrial, revolucionou o desenvolvimento do país e expandiu o comércio exterior.

No governo de Médici, o Brasil se destacou como uma das potências econômicas do mundo. A partir de 1973, o mandato de Médici começou a passar por dificuldades por causa da crise internacional do petróleo.

Garrastazu Médici concluiu seu mandato como presidente, e morreu no dia 9 de outubro de 1985, no Rio de Janeiro.

Leia também! Assuntos relevantes