Fuso Horário

Por

Os fusos horários foram estabelecidos no ano de 1884 após uma reunião em Washington envolvendo 25 países, claro, neste caso, os representantes dos países que fizeram parte. Neste evento foi sancionado uma divisão do mundo e seus 24 fusos horários diferentes.

Agora, a verdade pergunta é: como foi realizada essa divisão? De uma maneira bem simples. Foi levada em consideração o movimento de rotação do planeta que leva aproximadamente 24hs (23:56:04) em seu próprio eixo resultando no movimento de 360º, com isso se chegou ao seguinte dado: a Terra se desloca 15º em uma hora, um dado resultante da divisão da circunferência terrestre de 360º pelo tempo que leva para realizar o movimento de rotação, ou seja, 24hs.

O ponto de referencial para o calculo das horas é em Greenwich devido ao fato de ser o centro, ou seja, 0º. Este ponto atravessa a Grã-Bretanha, e ainda corta o extremo oeste da Europa e da África. E esse horário estabelecido a partir de Greenwich recebe o nome de GMT e a partir do marco 0 é que são definidos os demais fusos.

Quanto as horas adiantadas e as atrasadas, se dá pelo avanço do movimento da Terra e o ponto inicial do fuso. O planeta gira de oeste para leste em torno de si mesma, desta maneira se observa que, os fusos a leste do marco 0 tem suas horas adiantadas (+) e já os oeste tem horas atrasadas (-).

Alguns países, devido ao seu tamanho, podem contar com mais de um fuso horário, um grande exemplo é a Rússia que, devido a sua grande extensão possui nada mais nada menos que onze fuso horários diferentes. O Brasil também possui mais de um fuso horário, entretanto, devido a um Decreto o país adotou apenas três. Esse fato se dá devido ao mesmo esquema do ponto zero, de leste-oeste, os países que se estendem demais por esse ponto, é comum terem mais de um fuso.

Conhecer os fusos horários de outras regiões como também sua formação é de extrema importância para as pessoas que costumam viajar para o exterior ou para lugares distantes de seu ponto de origem, e também para os comerciantes que costumam negociar seus produtos em diversas partes do globo.

Leia também! Assuntos relevantes