Funções da arte

Funções da arte

Por

A arte tem várias funções na vida do homem. Entre elas, podemos destacar a função de educar, informar e entreter.

A arte estimula a percepção, a sensibilidade, a cognição, a expressão e a criatividade. Além disso, a arte tem sua função social, pois é capaz de reinserir pessoas na sociedade e de ampliar os horizontes de cidadãos marginalizados. Por sua função social, a arte é empregada em diversos projetos em periferias das grandes cidades.

A força da arte está em suas mais variadas formas de manifestação, como a música, o desenho, a pintura, a dança e a interpretação. Também como função social, a arte transmite ideias e informações, levando ao desenvolvimento do senso crítico e de uma melhor expressão oral e comunicativa.

A arte também tem uma função ambiental, que está baseada na alfabetização estética, ou ensinar o homem a organizar formas, luzes e cores, garantindo equilíbrio e harmonia a sua vida.

A arte ainda ajuda a manifestar as qualidades étnicas e psíquicas de uma nação, e expõe sentimentos e anseios individuais.

A arte deve ser analisada sob uma concepção humanística, que mostra que as manifestações artísticas existem para tornar a vida mais bela. A arte deve ser valorizada em todas as suas concepções.

De uma maneira mais acadêmica, podemos afirmar que a arte tem 3 funções principais: a função pragmática, a naturalista e a formalista. Entenda:

Função pragmática – A arte tem uma finalidade não-artística. Os critérios de avaliação da arte são exteriores à obra. Não está relacionada à qualidade estética, mas sim ao critério moral e eficaz.

Função naturalista – O conteúdo da obra é mais importante do que seu modo de apresentação. Avalia a integridade da arte.

Função formalista – Está focada na apresentação da arte e se apega à estética, à organização dos elementos que compõem uma obra de arte.

Leia também! Assuntos relevantes