Fukushima

Por

Fukushima é uma província do Japão localizada na região de Tohoku, na ilha de Honshu, que tem capital também chamada Fukushima. A região ganhou as manchetes mundiais em 2011, em razão do terremoto, seguido de tsunami que atingiu o Japão e afetou a usina nuclear de Fukushima.

Historicamente falando, os primeiros habitantes de Fukushima se estabeleceram na região há mais de 100 mil anos. A região começou a ganhar importância nos séculos IX a XII como um dos centros da cultura budista.

Fukushima se desenvolveu, mas nunca tinha chamado a atenção internacional até o dia 11 de março de 2011. Nesta data, um terremoto de 8,9 pontos na escala Richter, seguido de tsunami, abalou a província.

O terremoto prejudicou a estrutura da Central Nuclear de Fukushima I, causando um grave acidente nuclear. A população de Fukushima teve de ser evacuada e medidas de descontaminação foram adotadas pelo governo japonês com o objetivo de evitar que a radioatividade da usina nuclear prejudicasse ainda mais a região.

O governo do Japão só conseguiu controlar a situação e fazer com que a usina de Fukushima atingisse o seu estado de desligamento frio 9 meses depois do acidente.

Essa foi uma medida importante para a resolução da pior crise nuclear que o mundo assistiu em 25 anos.

A usina de Fukushima está localizada a 240 quilômetros a nordeste de Tóquio, e é operadora pela empresa Tokyo Electric Power Co.

Especialistas afirmam que a limpeza total de Fukushima, depois do acidente radioativo, pode demorar até 40 anos.

Juliana Miranda, Equipe do Grupoescolar.com.

Leia também! Assuntos relevantes