Fotogrametria

Por

A Fotogrametria é uma ciência destinada ao estudo de medições rigorosas. Essa técnica se utiliza de fotografias métricas, formas e dimensões para efetuar medições. A base da fotogrametria é a fotografia aérea digital.

A partir das fotos são obtidas medidas de posições de pontos. A tecnologia é usada para desenhar cartas topográficas complexas. As fotografias aéreas utilizadas na fotogrametria são tiradas com sobreposição.

A técnica concede diferentes perspectivas de um mesmo local, dando origem a uma percepção em três dimensões de um terreno. Esse tipo de trabalho é feito principalmente para realizar medições em altitude.

A fotogrametria utiliza equipamentos com alta tecnologia. Existem três tipos de fotogrametria: a fotogrametria analógica, a fotogrametria analítica e a fotogrametria digital. A fotogrametria aérea é vista em imagens de satélites, que permitiram uma grande evolução para a cartografia.

A fotogrametria trabalha com a criação do espaço-objeto. O sistema pode ser tridimensional ou bidimensional.

O sistema tridimensional é aquele formado por coordenadas essenciais do terreno, que serão obtidas imagens. Essas coordenadas podem ser geodésicas, como latitude, longitude, altura e altitude; ou cartesianas (X,Y,Z). A fotogrametria cartográfica é uma ferramenta muito útil para o conhecimento de áreas.

Leia também! Assuntos relevantes