Fórmula do CAL

Fórmula do CAL

Por

O cal é o famoso óxido de cálcio, também chamado de cal hidratada, cal apagada e cal extinta. Esse produto químico tem a fórmula: Ca(OH)2.

O cal é puro quando se apresenta como um pó sólido branco e inodoro. O cal é, sem dúvida, uma das substâncias mais importantes da indústria. O composto é obtido pela decomposição térmica de calcário a 900°C.

O cal é bastante usado na indústria da construção civil para argamassas. O produto também é importante na indústria cerâmica, em siderúrgicas e farmacêuticas.

No Brasil, a maioria do cal produzido vem da calcinação de calcários/dolomitos metamórficos. A região sul-sudeste conta com mais cales de dolomitos e calcários magnesianos; e a região nordeste-norte-centro, tem calcários calcíticos.

O cal é um tipo de base inorgânica de fórmula química Ca(OH)2. A fórmula é composta por cátion Ca2+ e dois ânions OH- (hidróxido).

O hidróxido de cálcio pode ser obtido pela reação da água com o óxido de cálcio, num tipo de reação exotérmica em que há liberação de 63,7 KJ/mol. O cal pode reagir com dióxido de carbono (CO2) para produzir o carbonato de cálcio (CaCO3).

Leia também! Assuntos relevantes