Fordismo e Toyotismo

Fordismo e Toyotismo

Por

Antes de darmos início ao artigo, Fordismo e Toyotismo nada mais são que estratégias utilizadas por determinadas empresas que acabaram se tornando modelo na produção indústria. Essas empresas: Ford e a Toyota. Abaixo, convidamos a conhecer um pouco mais a respeito de cada uma.


Fordismo


O Fordismo foi criado por Henry Ford (1863-1947) que foi o fundador da Ford Motor Company, que consistia em uma forma de produção que revolucionou a indústria do início do século XX e que ainda faz parte de muitas indústrias da atualidade.

O sistema de produção de Ford era completamente baseada na linha de produção que foram sugeridas por Taylor, na qual consistia que determinado funcionário era especializado em uma única atividade. Com essa técnica Ford queria baratear completamente os custos da linha de produção, diminuir desperdícios e ainda aumentar a eficiência da indústria.

Com seus produtos sendo produzidos mais rapidamente, Ford teria mais produtos para oferecer aos consumidores e, como consequência, mais sucesso em seus lucros. Esse sistema pode ser observado em uma obra de Charles Chaplin, Tempos Modernos que transmite tal sistema de trabalho.


Toyotismo

O Toyotismo provém do Japão e foi criado por Taiichi Ohno, logo após a Segunda Guerra Mundial em uma fábrica de mercadorias, a Toyota, por isso do nome Toyotismo. Esse tipo de sistema de produção acabou se espalhando pelo mundo na década de 60 e ainda é utilizado nos dias atuais.

Como o Fordismo o Toyotismo possui características que o difere de outras formas de produção, abaixo, conheça suas principais características.

- No Toyotismo os trabalhadores não ficam limitados apenas uma tarefa, mas são treinados a conhecerem todo processo de produção.

- A produção também é outra característica importante, enquanto o Fordismo produz em grandes escalas esperando vender todo produto, no Toyotismo se produz de acordo com a demanda de mercado.

- Outro ponto importante é a qualidade dos produtos desenvolvidos pelo Toyotismo, eles primam pela qualidade de seus produtos.

- O sistema é mais conhecido como just in time, ou seja, tudo ao seu tempo, somente o necessário e o número certo de produtos. Desta maneira não sobrecarregam o mercado e também seus próprios trabalhadores.

- No Toyotismo existe uma pesquisa de mercado, onde profissionais observam a realidade e tentam suprir as necessidades de seus clientes e o melhoramento de seus produtos.

Vale lembrar que esses dois sistemas de produção industrial funcionam até os dias de hoje e podem ser encontrados em pequenas ou grandes indústrias. E agora que você conhece as diferenças de uma para outra, ficará mais fácil distinguir qual empresa tem interesse em vender mais e qual prefere suprir a necessidade de seus compradores.

Leia também! Assuntos relevantes