Forças Elásticas

Forças Elásticas

Por

As forças elásticas estão presentes nos sistemas elásticos. Essas forças são exemplos comuns da aplicação das forças variáveis.

As forças elásticas atuam nos sistemas elásticos se opondo às forças deformadoras desses sistemas. Nesse tipo de processo, a força deformadora logo deixa de atuar, fazendo com que os sistemas retornem à posição de equilíbrio.

A força elástica atua durante a deformação e ajuda a restituir o sistema a sua posição de equilíbrio. Essa força pode ter sentido variável, de acordo com o alongamento ou compressão do corpo.

Esse tipo de força pode ser observada no processo de deformação de uma mola. Com a aplicação de uma força F, a mola tende a se deformar, seja esticando-se ou comprimindo-se.
O estudo das deformações de molas e das forças aplicadas foi feito por Robert Hooke (1635-1703). Ele verificou que a deformação da mola aumenta proporcionalmente à força. Assim, surgiu a chamada Lei de Hooke:

F = kx

Onde:
F: intensidade da força aplicada (N);

k: constante elástica da mola (N/m);

x: deformação da mola (m).


A constante elástica da mola depende da natureza do material de fabricação da mola e de suas dimensões. A unidade utilizada para essa força é o N/m (newton por metro).

Leia também! Assuntos relevantes