Força de Atrito

Na física, a Força de Atrito é caracterizada como a força gerada por meio do contato entre dois corpos. Em geral, esse choque entre dois corpos diferentes também gera o movimento.

A força de atrito é paralela à superfície de interação e contrária ao movimento relativo entre os corpos. Na prática, quanto maior for a intensidade da Força Normal, maior será a Força de Atrito.

Informações importantes sobre a Força de Atrito

A força de atrito depende da natureza das superfícies de contato e também da força normal. Toda superfície, por mais lisa que possa parecer, apresenta uma força de atrito, caracterizada pela oposição ao movimento e rugosidade da superfície, também chamada de coeficiente de atrito.

pneu, atrito

A força de atrito é proporcional à força normal de um objeto ou corpo. O cálculo da força de atrito se dá pela seguinte equação: F atest = μ.N


Onde temos que:


F atest: Força de atrito estático

μ: coeficiente de atrito (adimensional)

N: Força normal (N)


Diferentes tipos de atritos

O atrito pode ser estático ou dinâmico. Confira a diferença:

Atrito Estático – Age quando não ocorre o deslizamento dos corpos. Neste caso, a força de atrito é igual à força necessária para que um corpo se movimente.

Atrito Dinâmico – Age quando ocorre deslizamento dos corpos. Neste caso, quando a força aplicada sobre o corpo for maior do que a força de atrito estático, teremos a força de atrito dinâmico.

carro atrito


Características da Força de Atrito

  • A força de atrito é oposta ao movimento dos objetos;
  • A força de atrito atua paralelamente à superfície de contato;
  • A força de atrito age em sentido contrário à força que é exercida sobre um corpo;
  • A força de atrito ocorre por causa da rugosidade da superfície de contato;
  • A força de atrito depende diretamente do tipo de material de contato. Superfícies mais lisas terão forças de atrito menores.

empurrando objeto, atrito

O atrito estático e o atrito dinâmico são considerados coeficientes e grandezas adimensionais, o que significa que não possuem unidade de medida própria no Sistema Internacional. Também vale reforçar que o atrito dinâmico é sempre menor que o atrito estático.

Leia também! Assuntos relevantes