Fonte de tensão e fonte de corrente

Fonte de tensão e fonte de corrente

Por

Na física estudamos as fontes de tensão e de corrente. Essas duas fontes são ideais para fornecem os valores determinados de tensão ou de corrente, independentemente da carga aplicada.

É possível construir sistemas com mudanças na carga e parâmetros físicos da fonte. Nos sistemas simples as fontes são constantes, mas a forma de saída dessas fontes não é constante quando a carga externa muda.

Fonte de tensão
A fonte de tensão está presente em todos os dispositivos eletroeletrônicos que necessitam de energia elétrica. A fonte de tensão pode ser relacionada em dois grupos: a fonte de tensão alternada e a fonte de tensão contínua.

As fontes de tensão alternadas são aquelas que geram tensão por meio de indutores, como um transformador, por exemplo. Já as forças de tensão contínua são as que utilizam processos químicos, como as baterias e pilhas.

Fonte de Corrente
A fonte de corrente contínua é qualquer dispositivo elétrico ou eletrônico que tenha uma corrente elétrica constante. A fonte de corrente é considerada um dispositivo utópico, pois não possui fontes de corrente ou tensões capazes de manter suas correntes ou tensões nominais de maneira independente dos dispositivos aos quais esteja conectada.

A fonte de corrente ideal é representada por uma seta no interior de um círculo, e dois terminais para conexão. O resistor interno faz parte das representações de fontes de tensão e de fontes de corrente reais.

Leia também! Assuntos relevantes