Folclore de Uberaba

Por

A cidade de Uberaba está localizada na região do Triângulo Mineiro, no Estado de Minas Gerais. Uberaba é um município grande, com uma população de cerca de 318.813 habitantes.

Apesar de ser a oitava cidade mais populosa do estado, Uberaba ainda mantém suas tradições e seu folclore tradicional. O município preserva sua arquitetura de meados do século XX e conta com museus em homenagem a grandes figuras que passaram pela região.

Um local que faz parte do imaginário popular e da cultura de Uberaba é o Museu Chico Xavier, visitado anualmente por milhares de seguidores do líder espírita Chico Xavier. O médium nasceu em Pedro Leopoldo, também em Minas Gerais, mas viveu boa parte de sua vida em Uberaba.

A antiga casa de Chico Xavier é cercada por histórias contadas pela população de Uberaba. O líder espírita morreu no dia 30 de junho de 2002, data em que o Brasil se tornou pentacampeão na Copa do Mundo de Yokohama, no Japão.

O folclore de Uberaba também guarda uma grande devoção à Nossa Senhora da Abadia. A cidade presta homenagens à santa desde 1881, ano em que o Capitão Eduardo José de Alvarenga Formiga pediu a doação de um terreno para construir uma capela para Nossa Senhora D' Abadia.

Hoje, o local se transformou num Santuário, que é administrado pelos Missionários Estigmatinos. Nossa Senhora D' Abadia é adorada por milhares de devotos. Algumas pessoas contam, inclusive, que a santa já teria feito milagres na cidade.

Leia também! Assuntos relevantes