Folclore de Goiás

Por

O folclore de Goiás faz parte da vida da população, tanto na capital quanto no interior do Estado. O povo goiano é muito apegado às tradições e às lendas, contos, danças, festas populares, folguedos e personagens folclóricos.

A cultura popular é bastante valorizada em Goiás, sendo passada de geração para geração por meio das tradições, da música e da literatura oral. O folclore de Goiás é uma bela mistura da cultura de vários povos, como índios, portugueses e africanos. A influência religiosa católica também está presente no folclore da região.

O folclore de Goiás é preservado principalmente na cidade de Pirenópolis, conhecida internacionalmente por suas manifestações folclóricas. Uma das tradicionais mais famosas da região é a Festa do Divino, um evento que dura 20 dias e conta com várias tradições folclóricas.

Outro evento da cultura popular recebe o nome de Cavalhadas, um espetáculo que mescla lendas, danças e ritos religiosos. O povo de Goiás também mantém diversos tipos de procissões e festas em ranchões.

Uma tradição preservada em Goiás é o teatro revista, com destaque para a encenação da peça "As Pastorinhas", encenada durante a Festa do Divino.

Entre as lendas do Estado, o destaque fica com a estória do Romãozinho, um menino que vivia bagunçando e maltratando os animais. Até que um dia, a mãe de Romãozinho fez um quitute de galinha e pediu para que ele levasse a comida para seu pai. No caminho, o menino comeu toda a refeição e entregou apenas os ossos para o pai.

Para piorar a situação, o menino mentiu para o pai, dizendo que sua mãe havia dado o alimento a um amante. O fim da lenda é trágico e conta que o pai assassinou a mãe de Romãozinho a facadas. No momento da morte, a mãe teria lançado uma maldição sobre o menino. Desde então, ele vive nas estradas assombrando os viajantes.

O folclore goiano também cita o Velho do Saco, um homem que pega crianças desobedientes; e a Tereza Bicuda, uma mulher má que gostava de maltratar sua própria mãe. Entre as danças tradicionais, as principais são a Catira, o Recortado e o Tambor.

Leia também! Assuntos relevantes