Fissão de células somáticas

Fissão de células somáticas

Por

Antes de conceituarmos “Fissão de células somáticas”, vamos primeiro saber o que são essas tais células: célula somática são quaisquer células dos organismos multicelulares que não estejam diretamente envolvidas na reprodução, tal como as células da pele. São células cujo núcleo se pode dividir apenas por mitose, ao contrário das células germinativas, que podem sofrer meiose, para formar os gametas.

As células sexuais dos seres humanos, como o óvulo e o espermatozóide, têm 23 cromossomos. Já todas as outras células somáticas do corpo têm 46 cromossomos. Em cada uma delas, existem 22 pares que são iguais nos dois sexos, os chamados autossomos, e um par de cromossomos sexuais: XX no sexo feminino e XY no sexo masculino.

A Fissão de células somáticas acontece em processos de reprodução assexuada, e é o conceito que norteia os estudos sobre clonagem, em que se obtém uma reprodução assexual e agâmica.

Nesse caso, a fecundação é substituída pela fusão de um núcleo retirado de uma célula somática com um ovócito desnucleado, ou privado do genoma de origem materna. Uma vez que o núcleo da célula somática contém todo o patrimônio genético, o indivíduo que se obtém possui a mesma identidade genética do doador do núcleo.

Juliana Miranda do GrupoEscolar.com

Leia também! Assuntos relevantes