Fisiologia animal

Fisiologia animal

Por

A fisiologia é uma área da biologia que busca estudar e compreender as funções mecânicas, físicas e bioquímicas que estão presentes nos seres vivos. No caso da fisiologia animal, o estudo é focado no funcionamento do organismo dos animais, a fim de entender a diversidade da vida, suas características e curiosidades.

A fisiologia animal se concentra no entendimento das funções fisiológicas, buscando estabelecer também os cenários que marcaram a história evolutiva das espécies animais. A palavra Fisiologia vem do grego physis, que significa função; e logos, que significa estudo. Na biologia, essa área é muito importante, pois mostra como ocorre exatamente o funcionamento do organismo.

Com estes conhecimentos, o homem consegue avaliar os mecanismos que mantém os animais vivos, como órgãos, sistemas e funções fisiológicas. Para isso, a fisiologia busca uma integração de diversas áreas do conhecimento, como bioquímica, biofísica, biologia molecular, biomecânica, morfologia, ecologia, entre outras.

De uma forma geral, os estudos da fisiologia animal assumem abordagens diferentes em busca da plena compreensão do funcionamento do organismo das várias espécies animais. Essa área de estudo engloba: a fisiologia mecanicista, a fisiologia evolutiva, a fisiologia comparativa, a fisiologia ambiental ou ecológica e a fisiologia integrativa.

A fisiologia animal se importa até mesmo com estudos das moléculas e células que formam os órgãos. Dentro dessa área, os pesquisadores precisam dominar a base celular da fisiologia animal, a química, bioquímica e fisiologia celular, os sistemas do corpo, como sistema endócrino, neuronal, muscular, sensorial, sistema nervoso, sistema circulatório, respiratório, reprodutivo e de digestão.

Leia também! Assuntos relevantes