Filipinas

Por

Filipinas é um país localizado no sudeste asiático. O território é composto por mais de 7 mil ilhas e ilhotas, que atingem cerca de 300 mil quilômetros quadrados.

As Filipinas contam com 92 milhões de habitantes vivendo na zona intertropical da Terra. O clima predominante no país é o tropical úmido, com altas temperaturas.

As ilhas filipinas têm origem vulcânica, com relevo acidentado. O ponto mais alto do país é o Monte Apo, que fica 29.545 metros acima do nível do mar.

As Filipinas estão localizadas na rota dos tufões do Pacífico. A região faz fronteira com Taiwan, ao norte, o Mar das Filipinas a leste, o Mar das Celebes, a sul e o Mar da China Meridional a oeste. A cidade de Manila é a capital do país.

Podemos dividir as Filipinas em três regiões, ou ilhas principais: Luzon, Visayas e Mindanao. O país está localizado entre as placas tectônicas da Euroasiática e do Pacífico, na chamada Placa das Filipinas.

O território do país é banhado pelo Oceano Pacífico, o Mar do sul da China e o Mar das Célebes. 11 ilhas maiores representam 90% da área total do país.

Essas ilhas se formaram há mais de 100 milhões de anos. A região tem aproximadamente 50 vulcões, 14 deles são ativos.

Leia também! Assuntos relevantes