Fidel Castro

Por

Fidel Alejandro Castro Ruz nasceu em Birán, no dia 13 de agosto de 1926. Ele é considerado um dos principais revolucionários comunistas da história moderna. O cubano se tornou o primeiro presidente do Conselho de Estado da República de Cuba, posto que ocupou de 1976 a 2008.

Fidel Castro estudou direito na Universidade de Havana, onde começou a se envolver com o ativismo estudantil. Castro sempre defendeu o anti-imperialismo e se tornou um dos principais inimigos dos Estados Unidos.

Em 1947, o revolucionário entrou para o Partido Socialista do Povo Cubano, onde passou a defender a justiça social, a liberdade política e diversas reformas. Principal líder do regime ditatorial cubano, Fidel Castro é uma figura política controversa e até criticada pela comunidade internacional.

Contudo, durante o governo de Castro, Cuba alcançou altos índices de desenvolvimento humano e social, além de apresentar a menor taxa de mortalidade infantil das Américas, a erradicação do analfabetismo e da desnutrição infantil.

Fidel entregou o cargo de presidente de Cuba em 2006, sendo substituído por seu irmão, Raúl Castro. O afastamento de Fidel Castro da política aconteceu depois que ele sofreu uma hemorragia intestinal. A doença do líder cubano foi considerada e tratada como um segredo de Estado. A doença intestinal foi apontada como um câncer, mas a informação não foi confirmada.

Leia também! Assuntos relevantes