Fibras

Por

O carboidrato mais abundante na natureza é a celulose. Ela é encontrada nas plantas. Juntamente com outras substâncias, a celulose forma a parte dos vegetais conhecida como fibra.

Comer verduras e frutas é um hábito bastante saudável. Esses alimentos contêm vitaminas e sais minerais essenciais para nosso organismo. Além disso, em geral são ricos em fibras. E a fibra é fundamental para nós.

Ao contrário dos animais herbívoros, o ser humano não consegue digerir a celulose e os outros componentes da fibra - ele os elimina pelas fezes. Mas as fibras são importantes, pois absorvem água, tornando as fezes mais macias e mais fáceis de serem eliminadas, e estimulam as contrações do intestino, que passa a trabalhar melhor. Com isso, previne-se a prisão-do-ventre.

Elas também ajudam a diminuir a absorção do colesterol pelo organismo, uma gordura que, em excesso, prejudica o coração e a circulação sanguínea.

A indústria de alimentos costuma retirar boa parte das fibras dos cereais, uma vez que a água que elas retêm aumenta as chances de deterioração do alimento. Com isso fica mais fácil armazenar e conservar os produtos. Em geral, bastam cerca de 20 a 35g de fibra por dia.

Leia também! Assuntos relevantes