Festas típicas do Equador

Festas típicas do Equador

Por

O Equador é um país com muitas celebrações e festas típicas. Uma curiosidade é que o país também tem um carnaval anualmente. Os festejos do Carnaval do Equador têm ligação com a nação Chimbos e seus índios huarangas, que comemoravam a chegada da segunda lua com uma festa regada à água perfumada, flores e farinhas.

No Carnaval, os equatorianos seguem a tradição dos “diablitos” (diabinhos), em que crianças e adolescentes jogam balões de água, ovos e farinha nas pessoas. O evento é uma grande diversão para os participantes. Além disso, o carnaval equatoriano também conta com a eleição do “Carnaval Taita” (Pai do Carnaval).

Uma cidade que segue à risca as tradições e festejos do carnaval é Azogues, onde existe o carnaval com desfiles coloridos, de origem indígena cañari. Outros carnavais famosos do Equador acontecem em Guaranda e Ambato. Nessas cidades, a festa é conhecida como “Fiesta de las Flores y las Frutas”.

Outra festa importante da cultura equatoriana é a Mama Negra, que surgiu no século XVIII, em homenagem à Virgem das Mercedes. O povo equatoriano aproveita a data para pedir proteção. O festival acontece todos os anos, nos dias 23 e 24 de setembro. Essa festa tem a participação do personagem “La Mama Negra”, que é um homem vestido de mulher.

Por fim, outro festejo fundamental da cultura equatoriana é o “Los Corazas”, uma celebração em homenagem a São Luis. A festa acontece nas comunidades indígenas e nas igrejas católicas. A festa tem muita bebida, comida e danças típicas.

Leia também! Assuntos relevantes