Festas típicas da região sudeste

Festas típicas da região sudeste

Por

A região sudeste do Brasil é formada por Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, Estados culturalmente ricos e repletos de festas típicas. A principal festa da região é, sem dúvida, o Carnaval, comemorado em São Paulo e no Rio de Janeiro com os tradicionais desfiles das escolas de samba.

A região sudeste também tem diversos eventos típicos com influências religiosas, como as Festas de Folia de Reis, que acontecem anualmente entre 24 de dezembro e 6 de janeiro, principalmente nas cidades do interior de São Paulo e Minas Gerais.

A Festa das Congadas também é uma manifestação tradicional. Um dos principais eventos acontece na cidade de Jesuânia, em Minas Gerais.

No campo religioso, o sudeste também tem a Festa do Divino, as quermesses que celebram os santos padroeiros e a grande Festa de Nossa Senhora Aparecida, que conta com romaria de devotos do Brasil inteiro.

Nas festas populares, os destaques são para a festa de réveillon do Rio de Janeiro e as festas de peão de boiadeiro de São Paulo, como a Festa de Barretos, por exemplo. Outra festividade tradicional em São Paulo é a realização do Festival de Música Clássica, que acontece no inverno de Campos do Jordão, cidade localizada na Serra da Mantiqueira.

Leia também! Assuntos relevantes