Fenômeno nuclear

Fenômeno nuclear

Por

O fenômeno nuclear é simplesmente um fenômeno radioativo. Na química nuclear estuda-se a parte do átomo que é responsável pelas radiações. A palavra nuclear vem de núcleo do átomo. Ou seja, a parte responsável por um elemento químico ser reativo é seu próprio núcleo.

A radioatividade é um fenômeno, em que um núcleo instável emite partículas e ondas para atingir a estabilidade. Os átomos radioativos sempre emitem radiações para se tornarem estáveis.

Todo elemento químico reativo emite radiação, independente de seu estado físico, de sua temperatura e sua pressão. Um elemento radioativo é o Urânio, que emite radiações naturalmente.

O fenômeno nuclear é baseado na energia nuclear, liberada através do núcleo dos átomos. Esse fenômeno acontece quando uma energia externa é aplicada, e o núcleo do átomo é desintegrado, liberando calor e radiação.

Nas usinas nucleares, o urânio é o elemento utilizado para a geração de energia atômica. As usinas nucleares podem representar sérios riscos de contaminação para o planeta. Por isso, é necessário adotar medidas de segurança rigorosas para evitar qualquer tipo de acidente nessas usinas.

Leia também! Assuntos relevantes