Fauna

Por

A fauna representa um conjunto de espécies de animais típicos de uma região ou floresta específica. É possível catalogar as espécies da fauna e compreender melhor as diferenças entre os animais que habitam florestas, regiões, continentes e ecossistemas.

A fauna é muito rica e diversificada nos mais variados ambientes. As espécies vivem em diferentes regiões, de acordo com as condições ambientais e os fatores climáticos existentes.

É possível citar a fauna brasileira, que habita uma ampla variedade de ecossistemas. De acordo com os zoólogos, a palavra fauna demonstra uma coleção de animais típicos. O termo fauna é uma homenagem a uma deusa romana de mesmo nome, considerada a deusa da terra e da fertilidade.

Dentro da fauna estão catalogados diversos animais. Esse termo foi empregado pela primeira vez em 1746, por Lineu, na obra Fauna Suecica.

Preservação da fauna

A diversidade de espécies da fauna é muito importante para o equilíbrio do planeta e para a manutenção dos ecossistemas. Por isso, é fundamental que o homem concentre esforços na preservação da natureza.

É importante destacar que a biodiversidade engloba todas as formas de vida e, portanto, todas as espécies estão diretamente conectadas em prol do equilíbrio do planeta Terra.

Infelizmente, hoje, o Brasil tem uma extensa lista de espécies da fauna ameaçadas de extinção. Para tentar conter o desaparecimento das espécies animais, o país tem um plano de conservação da biodiversidade, representado pela Lei da Fauna, que cria medidas de proteção à fauna e determina que é necessário: "Proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da Lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção das espécies ou submetam os animais a crueldade".

Esse tipo de mecanismo é importante, pois o Brasil é o terceiro país do mundo com maior diversidade em espécies de mamíferos.

Leia também! Assuntos relevantes