Fauna e flora de Ouro Preto

Fauna e flora de Ouro Preto

Por

Ouro Preto é um município do Estado de Minas Gerais. Ele está situado na área do Coração das Gerais, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Ouro Preto é um município muito bonito, cercado de história e belezas naturais. A cidade esteve no circuito de extração de ouro do século XVII.

Em 1980, a Unesco declarou Ouro Preto como 'Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade'. Além da parte histórica, Ouro Preto também tem áreas verdes, montanhas, vales, rios, cascatas e minas.

Os principais pontos turísticos naturais são o Parque Municipal da Cachoeira das Andorinhas, o Parque Estadual do Itacolomi e a Estação Ecológica do Tripuí.

A fauna de Ouro Preto é composta principalmente por pássaros, como o Bem-te-vi, Sanhaçu e os Sabiás. Já a flora da região tem vegetação composta por Floresta estacional semidecidual (Mata Atlântica). As principais espécies da flora são a Palmeira Imperial, o Cedro, a Embaúba, o Jacarandá e a Candeia.

A região também tem predominância de porte arbóreo e sementeiras. As riquezas naturais da região de Ouro Preto estão principalmente no Parque Estadual do Itacolomi (PEIT), que abriga cerca de 11% de toda a biodiversidade de Minas Gerais. Essa área tem mais de mil espécies da fauna e da flora.

Os animais que vivem na região de Ouro Preto são: cascavel, jararaca, lagarto teiú, ema, seriema, joão-de-barro, anu-preto, curicaca, urubu-caçador, urubu-rei, araras, tucanos, papagaios, gaviões, tatu-peba, tatu-galinha, tatu-canastra, tatu-de-rabo-mole, tamanduá-bandeira, tamanduá-mirim, veado-campeiro, anta, cachorro-do-mato, lobo-guará, jaguatirica e onça-parda.

Leia também! Assuntos relevantes