Fauna e Flora de Alagoas

Fauna e Flora de Alagoas

Por

O Estado de Alagoas tem uma divisão bastante clara quanto aos aspectos ambientais. O estado tem seis regiões de ecossistemas diferentes, são eles: Zona da Mata, Semi-Árido, Brejo de Altitude, São Francisco Alagoano, Fauna e Flora. Essas regiões têm muitas espécies típicas da fauna e da flora.

Alagoas é um estado pequeno do Brasil. Ele está localizado na região nordeste e possui um clima tropical. Em Alagoas, a biodiversidade está concentrada principalmente no litoral, área constituída por florestas tropicais, mangues litorâneos e caatinga.

Os principais rios de Alagoas são o São Francisco, o Mundúa e o Paraíba do Meio. O Estado do Alagoas também possui uma planície litorânea, um planalto no norte e uma depressão no centro. O ponto mais alto de Alagoas é a Serra Santa Cruz.

Nos três tipos de vegetação de Alagoas, a floresta tropical, o agreste e a caatinga, podemos encontrar muitas espécies de animais e plantas. A caatinga está localizada no oeste do Estado e conta com uma vegetação de cactos e árvores de pequeno porte. Essa região tem um aspecto seco.

Já no agreste são encontradas espécies de florestas tropicais e caatingas. A fauna de Alagoas é composta principalmente por espécies que vivem no litoral, como o peixe boi e baleias jubartes. A região também conta com uma espécie típica de lagarto que vive na caatinga e é chamado Gekkonidae. A fauna de Alagoas também tem lagartixas, gatos do mato, caranguejos e outros animais.

Leia também! Assuntos relevantes