Fauna e flora das margens do rio Nilo

Fauna e flora das margens do rio Nilo

Por

O Rio Nilo tem aproximadamente 6.650 quilômetros de extensão. Ele é considerado um dos rios mais compridos do mundo, perdendo apenas para o Rio Amazonas, do Brasil.

O Rio Nilo fica no nordeste da África. Trata-se de um rio muito importante para a história da humanidade.

As fontes do Nilo são rios que nascem em Burundi e em Ruanda, que desaguam no lago Vitória. O Nilo passa por Uganda, Sudão do Sul e pelo Sudão. Na região do Sudão do Sul, ele recebe o nome de Nilo Branco e apresenta 800 quilômetros de extensão.

Também há uma parte do rio chamada de Nilo Azul. Ele segue para a direção norte, passando pelos desertos do Sudão e do Egito. O Rio Nilo corre para o mar Mediterrâneo.

A flora e a fauna que estão presentes nas margens do rio Nilo são muito ricas em biodiversidade. O rio está cercado por florestas tropicais ao longo da parte sul. Nestas áreas são encontradas ébanos, seringueiras, bambus e bananeiras.

Na parte do Nilo Azul predominam as savanas, e ao norte de Cartum, as margens são formadas por um deserto com pouca vegetação.

Os peixes mais comuns no Rio Nilo são a perca, o bagre, a enguia, o peixe-pulmonado, a tilápia e o peixe-tigre. Na fauna, os animais mais comuns são crocodilos, tartarugas de casco mole e cobras.

Leia também! Assuntos relevantes