Fatores que causam a poluição

Fatores que causam a poluição

Por

Os principais fatores que causam poluição no planeta estão relacionados aos hábitos de vida população e às atividades humanas. O homem é, com certeza, o principal agente causador da poluição, seja ela atmosférica, dos solos ou dos oceanos e rios.

Os fatores que causam mais impactos ambientais são as indústrias, os carros e o lixo e resíduos domésticos. As residências emitem centenas de poluentes para o meio ambiente todos os dias.

No caso da poluição doméstica, o descarte incorreto de materiais recicláveis e os esgotos são os principais poluidores do planeta. O esgoto é derramado nos rios e córregos de muitas cidades do mundo sem tratamento adequado, provocando a morte dos rios, lagos e oceanos.

Os dejetos industriais também são muito perigosos para o meio ambiente e para a saúde humana. Hoje, cerca de 77% dos poluentes da natureza vêm de fontes terrestres. De acordo com a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, 14 bilhões de quilos de lixo são jogados nos oceanos todos os anos.

Os resíduos tóxicos dos produtos e agrotóxicos utilizados na agricultura também são muito prejudiciais, pois poluem lençóis freáticos, rios, solos e os alimentos que consumimos. Nos centros urbanos, o lixo é o principal problema.

Outro grande causador de poluição é o carro. Os veículos emitem muitos gases poluentes e intensificam o aquecimento global.

A poluição atmosférica também é causada por queimadas e pelas chaminés das indústrias. A emissão de todos esses poluentes intensifica a destruição da Camada de Ozônio, camada protetora do planeta contra os raios solares.

Todas as formas de poluição causam sérios problemas de saúde, levando as pessoas a desenvolverem principalmente doenças respiratórias, intoxicações, câncer e irritações nos olhos e nariz.

Leia também! Assuntos relevantes