Faixa de Gaza

Faixa de terra delimitada ao leste e norte por Israel, ao oeste pelo Mar Mediterrâneo e ao sul pela fronteira com o Egito.

A área foi delimitada através do acordo de armistício entre Egito e Israel após a guerra árabe-israelense de 1948, possuindo uma área de cerca de trezentos e cinquenta quilômetros quadrados.

A Faixa de Gaza foi controlada pelo Egito de 1948 até 1967, ano em que Israel passa a ocupar a região por um breve período ao repudiar o controle egípcio do Canal de Suez.

Sob forte pressão internacional, Israel logo restitui o controle da região ao Egito. O governo israelense passaria a restituir seu controle da região após a Guerra dos Seis Dias, no ano de 1967. O controle de Israel, que tratou de estabelecer um amplo domínio através do estabelecimento de diversos focos de ocupação, fez-se sentir sobretudo na economia da região, tornada cada vez mais dependente.

Ainda os conflitos recentes entre israelenses e palestinos fez com que o governo de Israel impusesse restrições aos trabalhadores Palestinos em Israel, gerando a grande pobreza da população palestina na Faixa de Gaza, reforçando assim a grande tensão com ativismo palestino na região.

Apenas em 1993 iniciaram-se as tentativas de acordo de paz entre palestino e israelenses, em que foram estabelecidos os limites do governo palestino em algumas regiões da Faixa de Gaza e Jericó. No ano seguinte, novos acordos foram assinados, em que Israel comprometeu-se à sua retirada.

A paz teve duração de alguns meses, quando novos conflitos tomaram a região ainda em novembro de 1994, em que a Organização para a Libertação da Palestina encontrou oposição de grupos islâmicos fundamentalistas, sendo gerada deste conflito uma série de atos terroristas na região e em Israel.


Fonte:
http://www.slimsite.hpg.ig.com.br/faixaga.html
http://www.meionorte.com/imagens/COL239CONFLOTO-NA-FAIXA-DE-GAZA.jpg

Leia também! Assuntos relevantes