Extrativismo Mineral da América do Norte

Extrativismo Mineral da América do Norte

Por

A América do Norte é formada por duas nações ricas e cheias de recursos naturais importantes, são elas Estados Unidos e Canadá. Estes dois países desenvolvidos produzem juntos boa parte do petróleo mundial. As principais reservas do mundo estão nos Estados Unidos.

Outro recurso natural abundante na América do Norte é o gás natural. A riqueza natural de Canadá e Estados Unidos também passa pelo extrativismo mineral. Os dois países apresentam muitas jazidas de carvão mineral, com destaque para a região de Hulha, nos Estados Unidos.

Os principais recursos minerais da América do Norte são zinco, bastante extraído no Canadá; além de cobre, chumbo, ferro e estanho, que têm seus principais produtores também nos Estados Unidos e no próprio Canadá.

A abundância de recursos minerais e energéticos é um dos fatores que contribui para o intenso desenvolvimento industrial dos Estados Unidos. O ferro, o aço e as indústrias mecânica, química, eletrônica e naval são os grandes destaques da economia norte-americana.

O Canadá ocupa hoje o segundo lugar em desenvolvimento industrial na América. O país tem uma produção muito diversificada e tecnologia de ponta. Estados Unidos e Canadá contam com grandes reservas de inúmeros minerais, como petróleo, gás natural, ouro e cobre. Nos Estados Unidos, o governo precisa, em determinados casos, importar alguns recursos minerais para atender sua grande demanda interna.

Leia também! Assuntos relevantes