Expressionismo

Expressionismo

Por

Este movimento artístico tem como objetivo deixar o artista liberar suas emoções, sem dar importância para a objetividade da realidade, trazendo para seus trabalhos o lado pessimista da vida causado pelos momentos históricos, pois para este movimento, sua fonte de inspiração nada mais é que a angústia existencial, o lado escondido da modernização ou seus efeitos colaterais, como isolamento, massificação, alienação e etc.

O intuito com tais obras nada mais é que expor o lado emocional do expectador através do exagero da interpretação da realidade percebida pelos olhos do artista. Essas emoções reproduzidas não possuem qualquer comprometimento com a realidade ao redor, mas sim com a natureza percebida através do olhar do artista. As cores comumente utilizadas são as fortes e puras, desta forma, a luz não importa tanto já que pode ser claramente alteradas mediante o olhar do artista.

Um bom exemplo para se contemplar este movimento podem ser vistos nas pinturas negras de Goya que acabou mergulhando em um mundo interior. Por isso, os grandes nomes como referência deste movimento são: Gauguin e Van Gogh, artistas que trabalharam o lado psicológico. Outro nome muito importante e que representa este movimento é o artista Munch que foi o responsável pelo quadro O Grito e também Ensor.

Este movimento tornou-se um dos principais da Alemanha, já que foi neste país que surgiram grandes artistas, como: Die Brücke, Nolde, Kirshner, artistas que estavam envolvidos com problemas sociais de seu tempo. Houve também um outro grupo muito importante, mais conhecido como Der Blaue Reiter que foi formado em Munich no ano de 1911, no entanto, suas obras visavam mais o lado espiritual e subjetivo, que acreditavam que o sentido das pinturas estavam na percepção do expectador.

A Primeira Guerra Mundial foi a responsável pela extinção do movimento, contudo, foi durante este período da história que outros artistas surgiram para retratar a dor e perda causada pela guerra, artistas como: Modigliani, Chagall e Roault se destacaram neste período.

Leia também! Assuntos relevantes