Explosão Cambriana

Explosão Cambriana

Por

A Explosão Cambriana aconteceu há cerca de 530 milhões de anos. Trata-se do aparecimento de organismos diversificados no planeta, incluindo animais, fitoplâncton e calcimicróbios.

Para se ter ideia da importância desse fato, há 580 milhões de anos a maioria dos organismos da Terra eram simples, compostos de células individuais; até que num período relativamente curto de tempo, os seres começaram a se desenvolver numa velocidade impressionante. Isso quer dizer que, num período de 70 ou 80 milhões de anos, a taxa de evolução foi acelerada e a diversidade da vida começou.

A interpretação científica da Explosão Cambriana é difícil, pois existe uma pequena quantidade de evidências, principalmente em fósseis incompletos, que contribuam com as pesquisas. Cientistas do mundo todo trabalharam com as informações existentes sobre a Explosão Cambriana durante a década de 1970, mas sem avanços conclusivos.

O cientista Charles Darwin, criador da teoria da evolução das espécies, considerou este aparecimento súbito de muitos grupos animais a maior objeção aos seus estudos. Darwin dedicou um capítulo da obra “A Origem das Espécies” para discutir essa questão.

Leia também! Assuntos relevantes